Como cozinhar com óleo de coco?
Por CarinaComo cozinhar com óleo de coco? Saiba mais sobre os benefícios desse ingrediente!
O óleo de coco é um óleo vegetal que atualmente é bastante utilizado. Os usos mais comuns deste óleo, nos últimos anos são para cozinhar e assar. Mesmo os maiores chefs de restaurantes renomados não hesitam em usar o óleo de coco para criar novas receitas e aprimorar seus deliciosos pratos.
A razão pela qual esse óleo de coco é tão popular é que ele tem inúmeras vantagens em termos de sabor e também em sua composição.
De onde vem o óleo de coco?
O óleo de coco vem da Fruta do coqueiro, do coco, da família das palmeiras.
Eles são encontrados em toda parte nas Antilhas, na Martinica, crescendo nas praias e até nas estradas, porém os que são mais frequentemente encontrados nas prateleiras, são os que vêm da África.
O óleo de coco é feito de polpa de coco, a parte branca chamada copra.
Em seu estado sólido, ele vem em uma cor branca e uma deliciosa fragrância de coco.
Qual é a diferença entre óleo de coco e óleo de copra?
Portanto, o óleo de coco pode ser encontrado sob o nome de óleo de copra. Ambos são iguais. Na maioria das vezes, em produtos processados, você verá o óleo de coco aparecer na lista de ingredientes sob o nome de óleo de copra.
Os benefícios do óleo de coco
- Como o óleo de coco é uma gordura saturada, sempre surge a polêmica pergunta: quais são os benefícios para o corpo? No mundo moderno, há muitos motivos para se preocupar com sua saúde e por um bom motivo. Muitos professores pesquisaram essa questão. Quase todos os estudos provam que as gorduras saturadas encontradas no óleo de coco não fazem mal à saúde.
- Essas gorduras saturadas são o ácido láurico, que tem a propriedade de reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Esse ácido láurico é a principal gordura saturada encontrada no leite materno.
- O óleo de coco pode ser facilmente usado para fritar e assar. Assim, com o óleo de coco, você pode facilmente fazer bons bolos e até mesmo aqueles feitos no fogão.
- O óleo vegetal de coco é, portanto, um substituto muito bom da manteiga, que são gorduras animais que tendem a fornecer colesterol ruim.
- Para realçar o sabor dos alimentos que você prepara, o óleo de coco prova ser um ingrediente bastante exótico que desperta nossas papilas gustativas. Ele transforma até mesmo o prato mais comum em uma refeição muito apetitosa, com um sabor natural delicioso e bastante pronunciado.
- O óleo de coco pode ser usado tanto para receitas salgadas quanto doces.
- O óleo de coco também pode ajudar na perda de peso. Já foi introduzido em dietas para melhorar a cetose em pacientes com epilepsia.
Que tipo de óleo de coco devo comprar para cozinhar?
Em primeiro lugar, recomendamos comprar óleo de coco não refinado e não hidrogenado prensado a frio, o que significa que ele estará livre de ácidos graxos trans.
De acordo com um relatório da AFSSA (Agência Francesa de Saúde Alimentar) em 2005, estudos mostraram que o consumo excessivo de ácidos graxos trans aumentou o risco de doenças cardiovasculares.
É claro que esses ácidos também podem estar envolvidos na composição de outros produtos além do óleo de coco.
Ele pode ser encontrado em lojas orgânicas, vendido em potes. O óleo de coco desodorizado está disponível para quem não gosta do sabor.
Dicas para cozinhar com óleo de coco
O óleo de coco comestível pode ser usado para cozinhar ou assar. Abaixo você encontrará algumas dicas para cozinhar com este óleo vegetal.
Uso para preparar sobremesas. O óleo de coco tem a particularidade de endurecer a uma temperatura abaixo de 25 graus e endurece muito rapidamente, o que permite que a sobremesa seja mais estável e apresentável.
Por outro lado, acima de uma temperatura de 25 graus, o óleo de coco se torna líquido.
Também é excelente para fritar alimentos em uma frigideira.
O óleo de coco é melhor usado quando para fritar frango, carne ou peixe.
Porém, deve-se tomar cuidado para não aumentar muito a temperatura, mantenha o fogo médio e observe o processo de cozimento. O óleo de coco não pode exceder uma temperatura acima de 140 graus. Depois dessa temperatura, o óleo queima. Acredita-se que o óleo atinge seu ponto de ebulição a 140 graus, e os vapores liberados são tóxicos para a saúde.
O óleo de coco pode dar um toque fantástico a qualquer molho ou cobertura.
Se prepare para receber elogios de amigos e familiares se você cozinhar um prato à base de coco para eles. Usar esse óleo traz um sabor totalmente novo a qualquer prato que você prepara, mesmo o mais simples.
E se você quiser usar esse óleo vegetal sem necessariamente ter o sabor pronunciado do coco, existe óleo de coco inodoro.
Assim, você pode cozinhar com óleo de coco normal ou desodorizado.
Uso do óleo de coco para outros fins
O óleo de coco tem muitos benefícios quando se trata de cuidados com o corpo e beleza. Ele se mostra um excelente ingrediente na fabricação de cosméticos.
Algumas pessoas o usam para pele, unhas e cabelos por causa de suas gorduras saturadas, chamadas de ácido láurico.
O ácido láurico tem propriedades antimicrobianas, e é usado na composição de cremes faciais ou corporais, além para a fabricação de pasta de dente, pois tem também a propriedade de clarear os dentes.
Este óleo vegetal pode ser usado como máscara capilar da mesma forma que o óleo de karité.
O óleo de coco também promove o crescimento do cabelo.
Ele é eficaz caso você tenha queimaduras solares e não tenha mais nada disponpivel, para aliviar a queimadura ao aplicá-lo diretamente na pele. Os resultados são rápidos e eficazes.
Por quanto tempo o óleo de coco pode ser armazenado?
Como todos os óleos, o óleo de coco tem prazo de validade, o que não significa que, após essa data, o produto não possa ser consumido se nunca tiver sido aberto.
Isso indica que o produto pode se deteriorar com o tempo.
Você pode usar o óleo de coco por 12 meses após a abertura, sem precisar guardá-lo necessariamente na geladeira.
A textura do óleo varia dependendo de onde ele é armazenado. Se o óleo for armazenado em uma geladeira, ele terá uma textura sólida.
Se o óleo for armazenado em temperatura ambiente, ele terá uma textura gelatinosa muito mais macia.
Por outro lado, se for armazenado em uma despensa ou armário onde a temperatura tende a subir, você descobrirá que o óleo permanece na forma líquida.
O tipo de armazenamento não determina por quanto tempo o óleo de coco é consumido. A escolha do armazenamento afeta apenas a textura do óleo.
É possível fazer óleo de coco caseiro?
Claro, você pode fazer seu próprio óleo de coco comestível.
Aqui está a receita do óleo de coco caseiro que é rápido e fácil de fazer:
Ingredientes
- 1 coco
- Água quente
Etapas
- Primeiro, abra o coco para recuperar a polpa branca.
- Depois que a carne for recuperada, basta misturá-la e adicionar água quente enquanto mistura para obter leite de coco.
- Depois que o leite de coco estiver pronto, coloque-o, preferência, em um recipiente retangular hermético, para que o leite fique bem espalhado. Mantenha na geladeira durante a noite.
- Retire o recipiente da geladeira e, ao abri-lo, obterá uma camada branca que se solidificou por cima.
- Remova a espessa camada e aqueça em fogo baixo até que um líquido translúcido apareça.
- Coe a mistura e o óleo de coco estará pronto.
- Lembre-se de esterilizar seu recipiente antes de enchê-lo com óleo. O óleo pode ser armazenado facilmente em temperatura ambiente por um ano.
Como fazer manteiga com óleo de coco?
Aqui estão algumas etapas fáceis para fazer sua manteiga vegetal caseira como substituta da manteiga que contém gorduras animais. Uma receita que gostamos particularmente na Cozinhar em Casa.
Ingredientes
- 100 g de castanha de caju
- 100 g de óleo de coco desodorizado
- 70 ml de água
- ½ colher de chá de sal
- Uma pitada de açafrão
- 1 colher de sopa óleo vegetal
Etapas
- Amoleça as castanhas de caju em uma tigela com água morna por uma hora.
- Derreta o óleo de coco em uma tigela no microondas
- Misture as castanhas de caju, acrescente o óleo de coco derretido, depois a água e por fim o sal e a cúrcuma, que irão colorir sua manteiga.
- Misture tudo uniformemente e despeje em um recipiente como um pequeno frasco hermético.
- Tudo o que você precisa fazer é colocar o recipiente na geladeira durante a noite e sua manteiga está pronta para comer!
Os efeitos do óleo de coco na saúde
O uso de qualquer produto em excesso em geral pode ser prejudicial. Devido ao aumento do consumo de óleo de coco, vários estudos foram realizados sobre as vantagens e desvantagens dessa substância. Aqui está o resumo:
Vantagens e desvantagens
- Aumenta o colesterol bom graças às suas gorduras saturadas, ricas em ácido láurico.
- Estabiliza os níveis de glicose e insulina no sangue, facilitando uma melhor absorção do açúcar e reduzindo sua concentração no sangue.
- É um antioxidante e um antibacteriano natural.
- Estimula a função tireoidiana, aumentando assim os níveis de energia.
- Melhora a saúde do cabelo e da pele.
- O óleo de coco pode causar alergias.
- Pode causar diarreia em algumas pessoas.
- O consumo excessivo pode levar a um aumento do colesterol ruim.
Leia também:
É possível cozinhar com óleo de macadâmia?
Como saber se o óleo de cozinha está estragado?
O agradável sabor do coco!
O óleo de coco é um produto muito versátil para ter em seu armário. É possível usá-lo de várias maeiras, tanto na culinária quanto em receitas de ítens de cuidados e beleza.
O óleo de coco, que é rico em ácido láurico, possui muitos benefícios para a saúde.
Você pode cozinhar deliciosas refeições com o intenso aroma de coco ou, para algumas reeitas, usar óleo de coco sem aroma, se desejar.
Se estiver procurando uma alternativa saudável à manteiga, este é o ingrediente certo para você; altamente recomendado como parte de um estilo de vida cetogênico. No entanto, o consumo excessivo pode acabar causando problemas.
Assim como com tudo que é bom, não abuse! Recomendamos nossa receita caseira de manteiga, excelente para temperar rabanetes plantados no jardim ou para passar na torrada no café da manhã!
Não hesite em deixar um comentário!
Para mais informações e para receber nossas novidades, siga-nos nas redes sociais!
Comentários sobre Como cozinhar com óleo de coco?