Bem-vindo > Conheça seus alimentos > Especiarias e condimentos > Como cozinhar com óleo de gergelim?

Como cozinhar com óleo de gergelim?

Por Carina

Diferentes tipos de óleo de gergelim

Como cozinhar com óleo de gergelim? - Atualização sobre o óleo de gergelim

O que é óleo de gergelim?

Como cozinhar com óleo de gergelim/flores de gergelimO óleo de gergelim é extraído desta linda flor de gergelim que dá sementes. As sementes de gergelim são colhidas e depois comprimidas para obter óleo de gergelim.

É uma colheita manual de longo prazo, por isso não é muito produzido no mundo.

O óleo de gergelim é fornecido há mais de 5000 anos. Esta planta aromática é nativa das regiões tropicais e subtropicais da África e da Ásia, apesar de ser sensível a geadas.

Ela pode crescer onde a maioria das plantas não pode e pode suportar longos períodos de seca.

As sementes de gergelim foram os primeiros alimentos a serem comprimidos e extraídos a fim de obter óleo.

O óleo de gergelim foi consumido pela primeira vez no mercado asiático. Muitos asiáticos o usam em quase todos os pratos que preparam.

Hoje, ele ganhou popularidade em todo o mundo. Você pode comprá-lo hoje em quase todas as lojas.

Não é usado apenas para preparar pratos asiáticos, já que ele pode ser usado em quase todos os pratos culinários, de carne a vegetais, sem ser exagerado no sabor.

Não se deixe enganar por sua aparência suave, pois além de ser uma vantagem, pode realçar um prato com apenas um fio de óleo de gergelim. Mas o óleo de gergelim não é para uso diário; é mais caro do que a maioria dos óleos de cozinha encontrados no mercado.

Você sabia que para extrair 25 litros de óleo são necessários 100 kg de sementes?

Esse óleo tem uma baixa tolerância ao calor e queima rapidamente se a temperatura estiver muito alta. No entanto, ele é recomendado para marinadas, vinagretes e molhos.

O preço da matéria-prima e a mão de obra para colher essa matéria-prima obviamente têm um impacto no custo desse óleo e de outros azeites em geral.

Porém, veremos que vale a pena investir em um bom óleo de gergelim!


Que óleo de gergelim devo comprar?

O óleo de gergelim é cheio de benefícios, desde que você saiba o que está comprando!

Existem dois tipos de óleo de gergelim: óleo refinado e óleo não refinado. O óleo refinado é usado principalmente para cozinhar. Ele tem uma cor clara e terá menos sabor do que o óleo não refinado, mas a um preço mais acessível.

Já o óleo de gergelim não refinado tem uma cor mais escura e é encontrado em um frasco de vidro opaco para evitar que esse óleo, que é bastante sensível à luz, tenha o sabor alterado.

Na maioria das vezes, você poderá encontrá-lo virgem e prensado a frio. Isso significa que as sementes foram aquecidas abaixo de 60 graus para então serem pressionados e se tornar uma pasta.

Além disso, você pode comprar gergelim na forma de pasta que também é chamada de tahine. Essa deliciosa pasta de tahine é usada para fazer o famoso homus, uma especialidade libanesa.

Recomendamos que você compre este óleo de gergelim virgem prensado a frio em lojas orgânicas já que ele traz muitos benefícios à saúde.

Por causa de sua sensibilidade à luz e ao preço, é preferível comprar um recipiente pequeno para evitar que o óleo fique rançoso com o tempo.


Qual é a vida útil do óleo de gergelim?

O óleo de gergelim geralmente tem uma vida útil de 18 meses depois de engarrafado. Depois de aberto, ele pode ser armazenado em um local fresco e escuro em sua cozinha por pelo menos um ano.

Lembre-se de colocar a rolha novamente depois de usar e certifique-se de que a garrafa de óleo esteja bem fechada para evitar que o ar entre no recipiente.

Você também pode guardá-lo na geladeira para mantê-lo em temperatura baixa.

Uma maneira fácil de identificar se a data de validade expirou ou se você não sabe há quanto tempo abriu a garrafa, você saberá pelo seu nariz, porque se o óleo estiver alterado e oxidado, seu óleo de gergelim ficará com um odor desagradável.


Os benefícios de cozinhar com óleo de gergelim

Gergelim preto, gergelim branco: qual é a diferençaCozinhar com o óleo de gergelim tem vários benefícios:

  • Incluindo a  redução da pressão arterial e melhora da saúde do coração.
  • Estimula a atividade intelectual e a memória.
  • Tem agentes anti-inflamatórios.
  •  
  • Quando consumido, o óleo de gergelim pode prevenir e ajudar a tratar a anemia. No entanto, é essencial lembrar que não é uma cura.
  • O óleo de gergelim contém zinco, ferro e magnésio, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, a densidade óssea e a produção de glóbulos vermelhos.
  • Está cheio de muitas outras vitaminas que contribuem para sua saúde geral. O óleo de gergelim contém ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, ambos essenciais para melhorar a saúde geral. Esses são ácidos que nosso corpo precisa e que eles não produzem.

Óleo de gergelim e todos os óleos extraordinários

O óleo de gergelim é um óleo vegetal entre muitos outros no mercado, como óleo de semente de abóbora, óleo de noz, óleo de semente de ameixa ou mesmo óleo de abóbora, linho e muitos outros.

Hoje, eles todos são igualmente bons para a saúde, com sabores diferentes e tão originais! Podemos realmente nos divertir na cozinha e adicionar fragrância aos nossos pratos.

Esteja ciente de que existem misturas de óleo como a seguinte mistura: óleo de gergelim misturado com óleo de colza, óleo de cânhamo, óleo de onagra e óleo de noz.

As vantagens:
  • É uma boa maneira de fornecer todos os bons nutrientes que esses óleos contêm de uma só vez.
  • Também evita a compra de vários frascos desses óleos que não têm uma vida útil tão longa.
  • Às vezes, o sabor pronunciado de certos óleos, como gergelim, não pode agradar a todos os paladares, então a mistura reduz os sabores pronunciados.

Óleo de gergelim preto e branco, qual a diferença?

O que diferencia o gergelim de outros óleos de sementes, como óleo de girassol e óleo de canola, é que o óleo de gergelim vem das sementes trituradas.

óleo de gergelim escuro tem uma cor acastanhada e é feito de sementes de gergelim torradas, o que explica seu sabor muito pronunciado. Pelo contrário, o óleo de gergelim branco amarelado é feito com sementes de gergelim cruas e não torradas.


Os benefícios de usar sementes de gergelim torradas

Como usar sementes de gergelim torradas 1. A torrefação dessas sementes elimina seu amargor e lhes confere um sabor distinto. Elas trazem um sabor de noz quando são adicionadas ao preparar um prato de massa, por exemplo.

2. Elas melhoram a consistência dos alimentos. Como elas oxidam muito lentamente em temperatura ambiente, podem ser armazenadas por muito mais tempo do que o óleo de gergelim. Isso as torna perfeitas para adicionar um sabor crocante às receitas e para usá-las na cobertura como cobertura final.

3. São ricas em minerais e antioxidantes que são vitais para o nosso sistema imunológico.

4. Elas melhoram o conteúdo nutricional dos alimentos porque não contêm colesterol.


Como usar sementes de gergelim torradas?

Use essas sementes de gergelim torradas como cobertura de um prato de massa e polvilhe-as sobre vegetais como batatas, abobrinha ou cenoura.

Misture-as com manteiga de amendoim para criar deliciosos petiscos saborosos.

Adicione-as às coberturas de pão ou use em marinadas. Polvilhe sobre as saladas. Experimente em crepes ou adicione-os a sanduíches. Você também pode polvilhá-las sobre pratos de tofu para aumentar seus benefícios à saúde.

As sementes de gergelim podem complementar o prato e também torná-lo apetitoso na hora de temperar.

Você pode substituir o sal por gergelim branco e preto. Os pretzels caseiros, por exemplo, são melhores para a saúde!

No Japão, as sementes de gergelim torradas são misturadas com sal para obter o gomasio, que é fácil de fazer em casa e um excelente ingrediente para reduzir o consumo de sal. Gomasio realmente traz um sabor interessante ao seu prato.


Receita caseira de gomasio

Aqui está uma receita simples de gomasio caseiro com apenas 2 ingredientes:

Ingredientes

  • 100 g de sal
  • 100 g de sementes de gergelim branco

O preparo

  • Comece assando as sementes de gergelim em fogo baixo na frigideira. Fique de olho para que as sementes não queimem. Retire do fogo assim que sentir o bom cheiro da torrefação.
  • Deixe as sementes torradas esfriarem e depois triture-as para obter o pó de gergelim.
  • Tudo o que você precisa fazer é misturar os dois ingredientes. Seu gomasio caseiro está pronto!

Você também pode usar sementes de gergelim ao fazer pãezinhos de hambúrguer caseiros.

Você pode misturar sementes de gergelim com azeite de oliva para fazer vinagretes. Adicione a molhos ou caldos para obter um sabor doce de avelã. Se você quiser dar aos seus produtos assados uma textura crocante, experimente polvilhá-las sobre muffins ou biscoitos no lugar do açúcar.

As sementes de gergelim podem ser facilmente integradas em todos os nossos pratos!


Como cozinhar com óleo de gergelim?

Despeje o óleo de gergelimO óleo de gergelim, idealmente, é comido cru, então é recomendado evitar cozinhá-lo .

Adicione um pouco de óleo ao salmão em papel alumínio depois de retirado do cozimento.

Adicione a vinagretes ou molhos frios para aprimorar o sabor.

O óleo de gergelim também é perfeito para fazer marinadas.

Para cozinhar no fogo, é preferível adicionar óleo de gergelim no final do cozimento.


Receita fácil de marinada de óleo de gergelim

Um pouco de óleo de gergelim, azeite de oliva, soja temperada com alho, é uma marinada fácil de fazer com apenas 4 ingredientes e é um verdadeiro deleite para o paladar! Você pode marinar abobrinha, espaguete, vegetais crus, cogumelos e carnes.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de soja
  • 3 dentes de alho

O preparo

  • Misture todos os ingredientes com o alho picado. Você pode adicionar um pouco de água para aumentar a quantitade e diluir sua marinada.
  • Deixe marinar os ingredientes por pelo menos uma hora antes de ingerí-los ou cozinhá-los.
  • Use sua criatividade adicionando outros ingredientes para completar a marinada!

As desvantagens de cozinhar com óleo de gergelim

Como qualquer outra coisa, o óleo de gergelim também tem suas desvantagens. Além de serem mais caros do que outros óleos de cozinha, alguns efeitos colaterais foram relatados. Aqui está uma lista das desvantagens do óleo de gergelim.

As desvantagens
  • Pode causar alergias em algumas pessoas.
  • O uso excessivo de óleo não é recomendado para pessoas com diabetes. O consumo excessivo de óleo de gergelim pode diminuir ou aumentar os níveis de glicose no corpo.
  • O consumo excessivo de óleo de gergelim também pode causar ganho de peso.

 

Existem vários substitutos que você pode usar se for alérgico ao óleo de gergelim. Os óleos mais usados são azeite, óleo de amendoim, óleo de semente de uva, óleo de noz e óleo de abacate.


Outros usos do óleo de gergelim

Outros usos do óleo de gergelim O óleo de gergelim tem vários outros usos fora da cozinha:

Usado como óleo de massagem para a cabeça, promove o crescimento do cabelo e evita o envelhecimento e a queda de cabelo.

Ao aplicar o óleo na ponta do cabelo, massageie o couro cabeludo e o resto do cabelo. Esse processo ajudará a reparar cabelos danificados.

Deixe o óleo agir no cabelo por uma hora antes de lavá-lo para obter mais benefícios.

►Usado como óleo corporal de massagem, fornece propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a dor e a inflamação.

►Você também pode usá-lo para aliviar a dor de dente.

►O óleo de gergelim pode reduzir as cólicas menstruais e aliviar a constipação leve. Misture uma colher de sopa de óleo de gergelim com água e beba duas vezes durante o dia.

►Além disso, o óleo de gergelim também é um ótimo enxaguante bucal quando diluído em água. Esse processo é chamado de “extração de óleo”.

Ele é um remédio ayurvédico que ajuda a combater bactérias, fungos e outras substâncias nocivas que não deveriam estar na boca.

►Usado como um produto para a pele, este óleo pode combater os danos causados pela estrutura celular da pele. Também não obstrui os poros e mantém a pele macia e hidratada. Você também pode usá-lo como removedor de maquiagem.

Se você tem pele sensível, é sempre melhor experimentar o óleo em uma área do corpo, como teste. Cubra e deixe o óleo na área de teste do seu corpo por pelo menos 24 horas. Se você é alérgico ou sensível ao óleo, deve sentir uma sensação de queimadura ou coceira na área e ao redor dela.

Além de cozinhar, o óleo de gergelim é, portanto, um ingrediente valioso de se ter em mãos!


O óleo de gergelim é bom para crianças?

Crianças se divertindo na natureza O óleo de gergelim pode ser usado sem problemas em qualquer idade.

No entanto, lembre-se de que os bebês não devem consumir mais do que 2 colheres de sopa por dia porque não digerem adequadamente em comparação com os adultos.

Da mesma forma, crianças menores de 4 anos devem consumir apenas 3 colheres de chá de óleo de gergelim por dia.

Além dessas recomendações, o óleo de gergelim, como todos os óleos mencionados, é benéfico e recomendado para crianças em crescimento.

Obviamente, a dose diária deve ser respeitada.

Existem misturas de óleos “especiais para crianças” nas lojas, que podem ser usadas por toda a família.


Leia também:

É possível cozinhar com óleo de macadâmia?

Como reciclar o óleo de fritura usado?


Abra o armário, Sesamo!

O óleo de gergelim é realmente benéfico para a saúde e os cuidados com o corpo, tem muitas virtudes, mas é preciso escolhê-lo com cuidado.

Na culinária, o óleo de gergelim é uma vantagem real quando se trata de destacar os diferentes sabores contrastantes do seu prato ou adicionar consistência e um toque apetitoso à molhos.

É um ingrediente que você deve absolutamente ter em seu armário e mantê-lo fresco, longe do calor e da luz.

As sementes de gergelim, no entanto, são mais bem preservadas do que o óleo de gergelim, o que pode facilitar o uso mais regular.

Como todos os óleos, eles não devem ser usados em grandes quantidades, porque também são ricos em ácidos graxos.

Ao usar óleo de gergelim, a melhor forma é medir com uma colher para controlar sua ingestão!

Não hesite em deixar um comentário!

Para mais informações e para receber nossas novidades, siga-nos nas redes sociais!

Comentários sobre Como cozinhar com óleo de gergelim?

Deixe um comentário

Nós nunca passamos seu e-mail para ninguém