Bem-vindo > Conheça seus alimentos > Especiarias e condimentos > É possível cozinhar com óleo de cânhamo?

É possível cozinhar com óleo de cânhamo?

Por Carina

Cozinhe com óleo de cânhamo

O cânhamo é uma planta explorada há milhares de anos, também conhecida como cannabis em latim.

No entanto, existem várias variedades de cânhamo, incluindo o cânhamo sativa, que será discutido em nosso artigo, um primo da cannabis como a conhecemos com seus efeitos psicotrópicos, mas sem as mesmas propriedades.

É uma planta ecológica que não precisa de pesticidas nem água para crescer.

Existem vários usos para o cânhamo como para têxteis, isolamento de paredes, cosméticos ou medicamentos. É possível utilizar tudo na planta, o caule, as folhas, a flor e as sementes com as quais poderemos extrair o óleo de cânhamo.

Nos últimos anos, o óleo de cânhamo se tornou um óleo de semente muito popular graças aos seus benefícios à saúde.

É usado para tratar uma variedade de infecções, como eczema, dores nas articulações, epilepsia e um grande número de outras condições.

No entanto, a questão é se você pode cozinhar com óleo de cânhamo.

Leia abaixo para saber mais sobre os usos do óleo de cânhamo e seus maravilhosos benefícios!


É possível cozinhar com óleo de cânhamo?

É possível cozinhar com óleo de cânhamoAs propriedades do óleo de cânhamo não são usadas apenas para remédios, mas também é um condimento apreciado na culinária.

É cheio de nutrientes benéficos à saúde, como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de aminoácidos essenciais.

É um ingrediente essencial em nossa dieta que podemos cozinhar naturalmente.

O óleo de cânhamo vem da extração do óleo de sementes de cânhamo descascadas e prensadas. Estamos falando aqui sobre a variedade vegetal cannabis sativa que quase não contém tetrahidrocanabinol (THC).

THC é um componente da cannabis com efeitos psicotrópicos que será encontrado em grandes quantidades em outras variedades de cânhamo.

Embora o THC seja um ingrediente muito procurado para uso recreativo, ele também contém canabidiol (CBD), que é um ótimo antiinflamatório para reumatismo, osteoartrite que ajuda a tratar a maioria das doenças.

Quando se trata de óleo de sativa de cânhamo para alimentação, o processo de extração consiste em prensar a frio as sementes de cânhamo e eliminar qualquer forma de CBD, permitindo que ele seja usado em várias receitas apenas por seus ácidos graxos essenciais e conteúdo de aminoácidos.

Muitas pessoas adicionam óleo frio aos pratos porque ele fornece um sabor característico de nozes.

Como o azeite de oliva ou outros óleos de noz saudáveis, o óleo de cânhamo está se tornando uma das melhores opções saudáveis que existem.

O cânhamo pode ser encontrado nas lojas na composição de muitos alimentos, como iogurtes, chocolate ou até mesmo na composição de ingredientes destinados a pessoas alérgicas a laticínios.

O óleo de cânhamo é um suplemento dietético natural que pode ser usado na culinária para uma alimentação saudável e para obter bons benefícios nutricionais.


O que acontece se o óleo de cânhamo for aquecido?

Existem muitas maneiras de usar o óleo de cânhamo, mas aquecê-lo a uma temperatura alta deve ser evitado a todo custo.

O óleo de cânhamo tem um baixo ponto de ebulição, o que significa que queima em temperaturas acima de 100 graus celsius e, quando um óleo queima, torna-se tóxico para a saúde.

Lembre-se de que esse não é o óleo vegetal típico que você usa diariamente para fritar o frango ou cozinhar os pratos de vegetais. Como todos os óleos de sementes, não é recomendado aquecer o óleo de cânhamo.

Portanto, na culinária, é recomendável usá-lo em pratos frios ou levemente quentes fora do fogo.


É possível refogar o óleo de cânhamo?

Embora o aquecimento do óleo de cânhamo não seja recomendado, você pode adicioná-lo como cobertura para obter mais sabor.

Prepare seu refogado adicionando óleo de amendoim ou outro óleo de fritura. Em seguida, adicione os vegetais e cozinhe até ficarem crocantes e macios.

Em seguida, adicione a carne cozida de sua preferência, o gengibre e o alho amassado, os molhos de sua preferência (molho de soja, caldos, mel, etc.) e abaixe o fogo enquanto tudo estiver fervendo.

O toque final antes de servir é adicionar macarrão de arroz cozido, sementes de gergelim, cebolinha e um fio de óleo de cânhamo.

Isso lhe dará todos os benefícios dos nutrientes das gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol, curar células danificadas e reduzir a inflamação.

Além disso, o bom é que o óleo de cânhamo contém uma quantidade notável de proteína e ferro.

Portanto, você não apenas se beneficiará de uma alimentação saudável, mas seu corpo obterá minerais e vitaminas suficientes adicionando óleo de cânhamo.


Como usar o óleo de cânhamo?

folha e óleo de cannabisExistem muitos outras formas de usar o óleo de cânhamo, aqui estão algumas delas:

- Você pode usar o óleo de cânhamo adicionando um fio a todas as suas refeições diárias favoritas ou em deliciosas receitas vegetarianas que você pode experimentar porque é uma ótima fonte de proteína, ômega-3 e ômega-6.

- Prepare uma salada com um delicioso vinagrete adicionando ¼ de óleo de cânhamo e 3/4 de azeite, sal, pimenta e vinagre balsâmico com um fio de limão e regue por cima.

Os dois óleos se complementarão bem.

- Asse vegetais ou batatas e misture com óleo de cânhamo antes de servir.

- Você pode fazer ótimos smoothies com óleo de cânhamo. Adicione todos os ingredientes para um smoothie e misture com um fio de óleo de cânhamo. O smoothie lhe dará a energia necessária para ir mais longe, graças à contribuição nutricional.

- Faça barras de proteína, você pode adicionar óleo de cânhamo para combinar o produto final e fornecer o máximo de proteína ao seu lanche, pois as sementes de cânhamo contêm 30% de proteína.

É aconselhável não usar óleo de cânhamo para cozinhar. É melhor preparar barras de proteína ou biscoitos que não precisem assar.

- Aplique óleo de cânhamo comestível na pele . Você pode usá-lo para tratar várias doenças de pele, como acne, psoríase e eczema, ou usá-lo como um hidratante nutritivo para o rosto.

Graças à sua riqueza em ácidos graxos poliinsaturados, que estão incluídos nos ômega-6 e ômega-3, seus benefícios são infinitos.

O óleo de cânhamo é um óleo seco que não faz o rosto brilhar, pois regula o sebo. Seu conteúdo de vitamina E permitindo um efeito antienvelhecimento.

- Pode ser consumido para ajudar a combater várias doenças crônicas. Uma vez ingerido, o óleo de cânhamo pode ajudar a tratar doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer, dores nas articulações, câncer e inflamação, para citar alguns.

O conteúdo nutricional do óleo de cânhamo é rico em ácido linoléico.

Pesquisas mostram que seu consumo ajuda a reduzir os níveis de colesterol, o que reduz o risco de doenças cardíacas, derrame e pressão arterial.

Porém, tenha cuidado para não exceder a dose diária, pois, como todos os óleos, eles são caloríficos!


O óleo de cânhamo precisa ser refrigerado?

O óleo de cânhamo não precisa ser armazenado na geladeira, mas sim em uma despensa ou em prateleiras de supermercado em um local fresco e longe da luz.

No entanto, é um alimento perecível e mantê-lo no armário por muito tempo fará com que perca seus benefícios à saúde e sabor.

Em vez disso, recomendamos que você compre um pequeno volume e o renove regularmente.

Você pode complementá-lo facilmente com outros óleos para aproveitar seus benefícios.


Leia também:

É possível cozinhar com óleo de macadâmia?

É possível reciclar o óleo de fritura usado?

Como cozinhar com óleo de gergelim?


Conclusão

O óleo de cânhamo tem benefícios nutricionais e de saúde inegáveis. É uma planta muito ecológica que não requer água e pesticidas e é facilmente cultivada na França, o principal produtor europeu de cânhamo. Temos todo interesse em consumir esse ingrediente!

No entanto, é um óleo frágil que não resiste a altas temperaturas.

Como todos os óleos, é calorífico, portanto, mesmo que seus benefícios sejam elogiados, preste atenção na dosagem diária. Recomenda-se introduzi-lo em pequenas quantidades em sua dieta.

Não hesite em deixar um comentário!

Para mais informações e para receber nossas novidades, siga-nos nas redes sociais!

Comentários sobre É possível cozinhar com óleo de cânhamo?

Deixe um comentário

Nós nunca passamos seu e-mail para ninguém